(51) 99243-3413 Central de Atendimento

seja bem vindo! sair Faça seu login ou cadastre-se

Quem somos? De onde viemos? Do que nos alimentamos? Rsrsrs

Olá, eu sou o Rafael Ruch, sou o sócio administrador da Lascka, tudo bem?


Vamos começar com a pergunta, quem somos?


Somos uma família que escolheu abrir um negócio, isso lá em 2013, cada um tocando o seu trabalho em paralelo as nossas ambições de empreender. Eu sou Técnico de Edificações, Designer e 99% Arquiteto (mas isso é outra história), junto comigo estão meu irmão Fernando Ruch, Marketeiro Digital, Desenvolvedor Front-end e Designer Gráfico e a minha esposa Hildy, Administradora e Gestora de RH.

Mas o que fazer com as habilidades que temos? Que tipo de negócio? No começo pensamos em utilizar a minha expertise em projetos para criar linhas de móveis para vender. Projetamos, criamos alguns desenhos, fizemos projeções, achamos que íamos ficar ricos e... demos com a cara na parede. Como é fácil se apegar a uma ideia inicial e simplesmente achar que tudo vai dar certo. Descobrimos que precisaríamos de muita grana, que não tínhamos, de estrutura para produção, que não tínhamos e experiência em vendas, que não tínhamos. 


Ainda não éramos Lascka, deixamos os desenhos de móveis de lado (por enquanto ;)) e começamos a traçar um novo plano, com novos produtos que pudéssemos extrapolar nossa criatividade com baixo investimento inicial e que fosse inspirado na sustentabilidade de alguma maneira, e foi aí que entre vários nomes surgiu a Lascka. Depois de muitos testes lançamos as Skins de bambu que eram aplicadas diretamente na traseira do smartphone. Novamente fizemos projeções de vendas, criamos nosso e-commerce, abrimos conta PJ no banco (uma luta) e achamos que venderíamos lotes de skins, porque produzimos um estoque enorme de peças (kkkk). Porém nossa primeira venda foi uma encomenda de um berço! Um cliente perguntou se projetaríamos um berço inspirado no Yellow Submarine dos Beatles! Como adoramos desafios, projetamos, fabricamos e o mesmo foi enviado para Belo Horizonte!! Mas a falta de estrutura para lidar com um produto desse tamanho deixou bem claro para nós de que ainda não estávamos preparados para produtos deste porte, precisaríamos ganhar mais experiência de mercado. Voltamos a nossa atenção a nossa criação, as Skins!

Novamente demos com a cara na parede. Lógico, de novo nos apegamos em nosso projeto sem saber se o produto estava pronto para o mercado, mas o aprendizado valeu! Entendemos que estávamos no caminho certo, pois recebemos muitos retornos positivos da ideia e críticas construtivas, então só teríamos de ter paciência para entender como encaixar um produto com apego sustentável aplicado em um outro produto de alta tecnologia, natureza + tecnologia. O mais bacana desse período foram os clientes que tivemos ao longo do primeiro ano que foram os grandes parceiros com feedbacks, nos ajudando a aprimorar o produto e entendendo melhor como nossa marca estava sendo vista e o potencial da mesma. 


Então, quem somos?


Uma empresa inquieta, gostamos de nos desafiar, de criar. Estamos sempre pesquisando novas maneiras de desenvolver novos produtos. Temos muitos projetos em testes, muitas vezes, na maioria das vezes, falhamos. Mas se tem uma coisa que aprendemos em nossa trajetória é de que não devemos ter medo da falha, do desconhecido. Aprendemos, nos erguemos e nos reinventamos se for necessário. Nos inspiramos no sustentável para criar, em nossos produtos todos os materiais possuem um grau de sustentabilidade, buscamos aliar Design e respeito a natureza em produtos feitos a mão. 


E de onde viemos?

Literalmente, somos de Porto Alegre / Rio Grande do Sul. Temos nossa produção sendo estruturada no interior em São Jerônimo, a 70km de Porto Alegre, na garagem do nosso pai, Carlos Ruch, que é nosso grande apoio. Mas o mais importante talvez não seja de onde viemos, mas onde queremos chegar, qual nosso sonho? Queremos ampliar o conceito de sustentabilidade, não só no uso de materiais com procedência verificada, que não agridam a natureza, mas também queremos causar algum impacto social na vida das pessoas. Sabemos que as coisas não acontecem do dia para noite, mas temos planos, não sabemos se dará certo, mas vamos tentar. Não é isso que move o mundo? Inspirar novas ideias! Há tantos exemplos positivos de empresas que causam impacto ao seu meio social, tantas inspirações. Então não devemos ter medo de tentar algo novo, ou algo velho que já deu certo. 

Porque não?

O importante é tentar, se arriscar, gerar novas atitudes, sem medo de errar. 
Queremos mostrar para nossos clientes as possibilidades que a natureza nos retorna em forma de produto, sentimento de bem-estar, de ter em mãos algo feito com carinho, que teve o toque de pessoas dedicadas, que amam o que fazem. Que ao receberem um produto Lascka, sintam que estão respirando novos ares!